terça-feira, 06 de dezembro, 2016

Promoções nos supermercados dão impulso à venda de bebida alcoólica

As vendas de bebidas alcoólicas no País ganharam impulso no mês de novembro com o reforço das promoções durante a Black Friday em redes de supermercados, hipermercados e atacarejo. Mas, para a consultoria Nielsen, esse aumento não apresenta um consumo adicional, mas sim uma antecipação das compras de bebidas para as festas de fim de ano.
No GPA (Grupo Pão de Açúcar), que reúne as redes Extra, Pão de Açúcar, Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar, as vendas de vinhos e cervejas no dia da promoção foram equivalentes ao movimento de uma semana de vendas. Em comparação à Black Friday de 2015, as vendas de cervejas premium cresceram 108% em volume. Na categoria de destilados e vinhos as vendas aumentaram 39% em comparação à mesma data de 2015; uísques e vodcas tiveram crescimento de 36%.
Considerando o volume total, o grupo vendeu em um dia o equivalente a 2,5 semanas de vendas de bebidas alcoólicas. Neste ano, o grupo realizou promoções de até 50% em cervejas premium e nos vinhos do Club des Sommeliers, marca própria do GPA.
O Walmart Brasil informou que uísque e cervejas foram destaques em vendas na Black Friday deste ano, mas não citou números. O Carrefour também não informou dados de vendas de bebidas alcoólicas no período.
Na Cencosud, as vendas de bebidas na rede Prezunic avançaram 88% em volume, com destaque especial para vinhos e destilados, segundo informações da companhia. Na GBarbosa, o aumento foi de 26% em comparação à mesma promoção realizada no ano passado. A maior venda ficou na linha de destilados. A rede ofereceu descontos de 40% na vodca Absolut (da Pernod Ricard) e no uísque Passport (Pernod Ricard). A cerveja Skol, da Ambev, também ocupou um lugar de destaque, segundo a companhia, por meio da promoção em que o cliente leva três itens e paga apenas dois.
Na rede Perini, também da Cencosud, o incremento nas vendas foi de 80% em relação ao resultado obtido no ano passado. A rede ofereceu descontos de até 50% nas bebidas alcoólicas. Em um dia, a Perini vendeu 7 mil garrafas de uísque e 5 mil garrafas de vodcas e espumantes.
Fornecedores
A Ambev informou que realizou descontos de 20% a 30% neste ano nas principais redes de supermercado do País. Sem citar valores, Ricardo Roza, diretor de vendas para autosserviço (como supermercados) da Ambev, afirmou que a Black Friday cria um "momento de vendas muito importante", porque "aumenta o fluxo de consumidores e, consequentemente, as vendas".
A Brasil Kirin informou que fez promoções, mas não deu detalhes. A Heineken e o Grupo Petrópolis não atenderam ao pedido de entrevista.
A Diageo, dona das marcas Johnnie Walker e Smirnoff, também participou da temporada de descontos, com linhas do uísque e da vodca. Alexandre Miranda, diretor de vendas da Diageo, disse que a Black Friday é uma oportunidade para ampliar as vendas e atrair novos consumidores. Mas não informou os resultados das ações feitas pela companhia no período.
A vinícola Famiglia Valduga, do Rio Grande do Sul, também ofereceu descontos de 30% a 50% em seus vinhos, nas vendas em delicatessens, bares, restaurantes e na internet. Felix Polo, diretor de marketing da Famiglia Valduga, disse que as vendas durante a Black Friday deste ano foram quatro vezes superiores à promoção realizada em 2015.
As empresas não informam se as promoções geram um volume adicional de vendas no ano. Para Marcelo Fazio, analista de mercado da Nielsen, a Black Friday só antecipa as vendas de bebidas esperadas para dezembro. Ele afirmou que as vendas de bebidas alcoólicas crescem principalmente no caso de bebidas de valor agregado mais alto.
Durante o período promocional, as marcas premium registram um aumento de 69% nas vendas em comparação a outras semanas do ano, e contribuem em 56% para o aumento de volume nas vendas de bebidas alcoólicas como um todo.
Ainda segundo a Nielsen, os descontos em bebidas alcoólicas têm se situado entre 17% e 19% no varejo físico, em média. Para a edição deste ano, a Nielsen estima um incremento de 14,3% nas vendas de Black Friday no mercado de autosserviço como um todo, chegando a R$ 2,4 bilhões.
Supermercado Moderno
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